Zambelli anuncia ação na Justiça para arrancar Renan da relatoria da CPI da Covid (veja o vídeo)

A deputada Carla Zambelli acaba de informar em suas redes sociais que ingressou com ação para barrar o nome do senador Renan Calheiros como relator da CPI da Covid. A principal alegação para a propositura da medida judicial é de que “a presença de alguém com 43 processos e 6 inquéritos no STF evidentemente fere o princípio da moralidade administrativa”.

Outro fato que depõe contra o nome do senador alagoano é a questão dele já ter adiantado o seu posicionamento, sem sequer a CPI ter iniciado. Neste aspecto, o jornalista Augusto Nunes foi preciso em sua análise: “É normal que haja, numa CPI, integrantes indicados por partidos, que já chegam com o voto pronto. Um exemplo é o vice-presidente, Randolfe [Rodrigues], você já sabe como ele vai votar.

E também existem os que são aliados incondicionais do presidente, que você já sabe como é que eles vão votar. Agora, o cargo de presidente e o cargo de relator, devem ser exercidos por pessoas com alguma independência, e comum currículo respeitável”, disse ele, lembrando que Renan, além de ser opositor declarado de Bolsonaro, também é alvo de diversos inquéritos no Supremo Tribunal Federal e réu em um processo.”

Nunes questiona a imparcialidade de Renan para atuar como relator: “No caso de uma CPI, isso não pode acontecer. Um relator tem que ouvir, examinar provas e tal. Vai o Renan para um posto desse, e já chega dizendo: ‘o presidente Bolsonaro fez isso, fez aquilo’. Então o relatório está pronto”, lembrou ele.

Confira o vídeo

Compartilhe: