Gustavo Petro grava vídeo no estilo Barbie e vira meme

Presidência da Colômbia excluiu conteúdo que visava celebrar soberania do país

Um vídeo postado pela Presidência da Colômbia em suas redes sociais – e já deletado – que mostra o presidente Gustavo Petro e sua vice, Francia Márquez, vestidos no estilo “Barbie” para comemorar a independência colombiana, provocou uma avalanche de comentários e memes no país.

O vídeo começa com os pés da Barbie descendo dos famosos sapatos de salto alto cor-de-rosa da boneca mais conhecida do mundo para passar para os pés do presidente com botas caminhando por um lugar lamacento.

“Neste dia 20 de julho, o Governo da Mudança chega a San Andrés. Vamos celebrar nossa soberania. Esperamos vocês!”, afirma o vídeo, que intercala fotos de Petro e Márquez com cenas do filme da Barbie que será lançado em 20 de julho.

O tradicional desfile das Forças Armadas e os atos protocolares realizados na Colômbia por ocasião do Dia da Independência do país serão transferidos este ano para a ilha de San Andrés, onde o presidente quer comemorar a última decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) sobre a longa disputa que o país mantém com a Nicarágua.

A decisão da CIJ, divulgada na semana passada, impede a Nicarágua de estender sua plataforma continental além das 200 milhas náuticas que delimitam sua fronteira marítima com a Colômbia.

Isso impede que o arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina fique dentro dos limites da fronteira marítima da Nicarágua e confirma os limites já estabelecidos em novembro de 2012, quando a soberania sobre essas ilhas foi concedida à Colômbia, embora tenha sido obrigada a ceder quase 75 mil quilômetros do Mar do Caribe ao país da América Central.

Site faz alerta contra filme da Barbie: “Não levem seus filhos”

No Twitter, a hashtag #PetroBarbie rapidamente se tornou uma tendência, quando usuários não apenas compartilharam o vídeo excluído das contas oficiais, como muitos o classificaram como “embaraçoso” e “ridículo”.

Também em outras redes sociais, como o TikTok, o vídeo continua circulando, além das reações de usuários que criticam o paralelo da comemoração do Dia da Independência com o filme da Barbie.

Fonte: EFE