Homem que teve corda cortada por morador fala como foi salvo

“Fiquei desesperado”, relatou o trabalhador

O trabalhador que teve sua corda cortada enquanto limpava a fachada de um prédio em Curitiba, Paraná, teve sua identidade revelada e falou sobre o episódio. Mayk Gustavo Ribeiro da Silva tem 27 anos e sobreviveu graças a um dispositivo de segurança chamado “trava-queda”. Ele relatou que só teve noção do que aconteceu após aterrissar no solo.

“Foi tudo muito rápido, mas com o treinamento que a empresa passou para a gente, eu logo fiz um desvio de corda e fiquei preso pela “linha de vida” e pela trava-queda e continuei minha descida”, contou no programa Encontro, da TV Globo, nesta quinta-feira (28).

“No chão, fui informado pelo meu supervisor que o morador da cobertura estava ameaçando ele no telhado e logo após ele cortou a minha corda. Pensei na minha família, esposa, mãe e avó, fui criado pela minha avó, fiquei desesperado”, relatou.

O caso ocorreu no dia 14 de março, em um edifício na Avenida Silva Jardim, no Bairro Água Verde, e foi divulgado pelo Ministério Público do Paraná nesta segunda (25).

Raul Ferreira Pelegrin, um morador do 27º andar do prédio, cortou a corda que segurava Mayk, que limpava os vidros do sexto andar, a 18 metros do chão. Segundo o boletim de ocorrência, Raul teria ameaçado os funcionários antes de executar o corte.

Raul Ferreira Pelegrin

“O mesmo havia dito que iria cortar todas as cordas de todos os funcionários, caso não se retirassem”, diz trecho do documento.

Embora atue no ramo há três anos, Mayki estava apenas há dois dias trabalhando no prédio onde mora Pelegrin. O trabalhador informou que nunca o tinha visto antes.

“Antes de cortar a minha corda ele ameaçou um outro “colega de corda”, que estava em uma outra janela”, revelou.

Raul foi preso em flagrante e deverá responder por tentativa de homicídio. Ele está na Cadeia Pública de Curitiba.