Ilha da Tartaruga em Taiwan é desfigurada por terremoto (veja o vídeo)

Terremoto de magnitude 7,4 foi o maior em 25 anos

A ilha de Guishan, em Taiwan, que é conhecida como Ilha da Tartaruga por causa do formato das montanhas, foi parcialmente destruída pelo terremoto que atingiu o nordeste do país nesta quarta-feira (3).

A parte da montanha que forma a “cabeça” da tartaruga foi desfigurada pelo terremoto. Apesar disso, as autoridades taiwanesas consideram que o dano foi pequeno, porque a área não é turística e toda a ilha estava fechada para visitação no momento do ocorrido.

O terremoto deixou nove mortos em Taiwan e 934 feridos, segundo a Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan. A emissora local United Daily News apontou que três pessoas que estavam escalando montanhas no Parque Nacional de Taroko morreram em deslizamentos de rochas em Hualien, e que um motorista de van morreu na mesma área quando pedras atingiram o veículo.

“Nunca tinha sentido um tremor tão intenso antes”, diz taiwanês

As autoridades disseram ter perdido contato com 50 pessoas que estavam em um micro-ônibus no parque nacional depois que o terremoto derrubou as redes telefônicas. Outras seis pessoas ficaram presas em uma mina de carvão e um resgate estava em andamento. O terremoto e os tremores secundários também causaram 24 deslizamentos de terra e danos a 35 estradas, pontes e túneis.

A agência de monitoramento de terremotos de Taiwan disse que o terremoto foi de magnitude 7,2, enquanto o Serviço Geológico dos EUA estimou o tremor em 7,4. Este foi o maior terremoto da história de Taiwan nos últimos 25 anos.

Assista o vídeo