Irã promete “resposta dolorosa” caso Israel contra-ataque

País ainda ameaçou “cortar as pernas” das nações ocidentais que “ultrapassarem limites” no seu apoio a Israel

Nesta terça-feira (16), o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, alertou que a “mínima ação” contra os interesses iranianos receberá uma “resposta dura, ampla e dolorosa“, na mais recente ameaça do país contra uma possível retaliação israelense ao ataque do último sábado (13).

“Declaramos categoricamente que a mínima ação contra os interesses iranianos certamente encontrará uma resposta dura, ampla e dolorosa contra o perpetrador”, disse Raisi em conversa com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al Thani, segundo um comunicado presidencial.

O presidente iraniano argumentou que a operação de sábado contra Israel fazia parte do direito legítimo do Irã à autodefesa, sob o abrigo do Artigo 51 da Carta das Nações Unidas, perante a inação do Conselho de Segurança após o ataque ao consulado iraniano na Síria.

Raisi voltou a frisar a necessidade de tomar “medidas dissuasivas contra a continuação dos crimes de Israel em Gaza”, especialmente por parte dos países islâmicos, e considerou o “apoio cego” de alguns países ocidentais a Tel Aviv como “uma causa de tensão na região”.

Nas últimas horas, as autoridades iranianas aumentaram o tom em relação a uma possível retaliação israelense ao ataque do último sábado, que é justificado pelo sob o argumento de uma resposta ao bombardeio ao consulado iraniano em Damasco, em 1º de abril.

“Os sionistas devem saber que desta vez não terão 12 dias e a resposta que receberão não será em horas ou dias, será dada em segundos”, ameaçou o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Bagheri Kani, em uma entrevista à emissora de televisão estatal.

Por sua vez, o porta-voz da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano, Abolfazl Amouei, afirmou que o ataque do último sábado não “utilizou poder significativo” e alertou que o Irã está pronto “para usar armas não utilizadas até agora”.

Além disso, as Forças Armadas iranianas disseram que “cortarão as pernas” de potências ocidentais se estas ultrapassarem os limites no seu apoio a Israel.

“Reiteramos a alguns dos chefes de Estado dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e da Alemanha que parem de apoiar o regime moribundo, maligno, ilegal, terrorista e assassino de crianças”, disse o porta-voz das Forças Armadas iranianas, o general de brigada Abolfazl Shekarchi.

“Se alguém, inclusive vocês e o regime [Israel], ultrapassar os limites, cortaremos suas pernas com mais força do que a resposta anterior a Israel”, garantiu Shekarchi, segundo a agência de notícias iraniana Tasnim.

Nesta segunda (15), o chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, Herzi Halevi, afirmou que haverá uma resposta israelense ao ataque iraniano de drones e mísseis de sábado, mas não ofereceu mais detalhes.

Fonte: EFE