‘Os Barbalhos’ – Justiça anula nomeação de mulher de governador aliado de Lula

Daniela ganhou um cargo vitalício com salário de R$ 35 mil, e era responsável por fiscalizar gastos do governo do próprio marido

A Justiça do Pará anulou a nomeação de Daniela Lima Barbalho para o cargo de conselheira vitalícia do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA). Ela é mulher do governador paraense, Helder Barbalho (MDB). A decisão judicial foi tornada pública na noite da segunda-feira 22.

Daniela foi nomeada para o TCE-PA em março deste ano, conforme publicação no Diário Oficial do Estado assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado estadual Chicão (MDB).

Na época, Chicão estava como governador em exercício, pois Helder Barbalho, marido de Daniela, cumpria agenda fora do Pará. A família Barbalho, incluindo o governador, é aliada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Jader Barbalho Filho (MDB), inclusive, foi nomeado ministro das Cidades do novo governo petista.

Mulher de Helder Barbalho fiscalizava gastos do governador

Mulher de Helder Barbalho, Daniela Lima Barbalho

Como conselheira do TCE-PA, Daniela ganhou um cargo vitalício com salário de R$ 35 mil. Ela era responsável por auxiliar na fiscalização dos gastos do governo do próprio marido.

O juiz do caso, Raimundo Rodrigues Santana, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas da Justiça do Pará, entendeu que a nomeação de Daniela Lima Barbalho se configurava como nepotismo e violação de princípios administrativos.

“Com esse episódio foi instituída uma espécie de nepotismo cruzado, vez que o governador do Estado não efetuou diretamente a nomeação da sua esposa para um cargo público relevante e vitalício, porém, indiretamente o fez mediante a conduta comissiva do presidente da Assembleia Legislativa”, escreveu o juiz.

A ação foi movida pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania).