Lava-Jato apreende obras de arte em residências dos filhos do ex-ministro Edison lobão

Márcio e Edison são filhos do ex-ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff, do PT, Edison Lobão

Nesta terça-feira, 12, a Polícia Federal deflagrou a 79ª fase da Operação Lava-Jato, primeira do ano, para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a Márcio Lobão e Edison Lobão Filho, filhos do ex-ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff, do PT, Edison Lobão.

“A apreensão não apenas permitirá que as obras sejam periciadas pelo corpo técnico da Polícia Federal, como garantirá a plena efetividade das penas de perdimento, repassar de danos e pagamento de sanções pecuniárias que eventualmente venha a ser impostas ao réu na ação penal em curso”, diz a força-tarefa da Lava-Jato no Paraná.

Segundo a PF, as primeiras avaliações preliminares sobre algumas obras de arte do investigado indicam diferenças de mais de 500% entre os valores econômicos declarados em seu imposto de renda e os valores de mercado.

O expediente ilícito de aquisição subfaturada pelo investigado de obras de arte, mediante a realização de pagamento por fora com valores em espécie, também foi confirmado por galeristas que espontaneamente procuraram o MPF no curso das apurações.

Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão estão entre os estados onde ocorre a Lava-Jato autorizada pela Justiça Federal de Curitiba.

Com informações da Veja