Moraes discursa e fala em afastar os “cupins da democracia”

Ministro do STF participou de cerimônia no Congresso Nacional pelos 35 anos da Constituição

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, durante sua participação na cerimônia em celebração pelos 35 anos da Constituição Federal, nesta quinta-feira (5), discursou e disse que o país tem o “desafio diário” de afastar os “cupins da democracia”.

“Se nesses 35 anos evoluímos muito, nós ainda temos muitos desafios. Nós temos o desafio diário de manter a democracia. Nós temos o desafio diário de afastar o que eu chamo de cupins da democracia, dos arautos do autoritarismo, do arautos do populismo, dos arautos da ditadura”, disse Moraes.

Para o magistrado, a Carta Magna de 1988 “consolidou a democracia” e assegurou ao país “maior período de estabilidade democrática”.

“É a Constituição republicana que garantiu o maior período de estabilidade democrática, que garantiu a democracia, o respeito ao Estado de Direito. A Constituição de 1988 fortaleceu as instituições, consolidou a democracia, efetivou diversos direitos fundamentais, universalizou a saúde e a educação”.

Também estiveram na celebração os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).