Pará determina lockdown nas regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte a partir desta segunda, 1º

Regiões terão bandeiramento alterado de vermelho, que significa risco elevado, para preto que representa o lockdown

A partir das 00h desta segunda-feira, 1º, as regiões paraenses do Baixo Amazonas e Calha Norte terão bandeiramento alterado de vermelho para preto, ou seja, entrarão em lockdown. Neste sábado, 30, o governador Helder Barbalho (MDB), informou, por meio das redes sociais, sobre as mudanças. Ele ressaltou sobre o anúncio do Instituto Evandro Chagas (IEC) realizado sexta-feira, 29, sobre a presença da nova cepa do coronavírus e a falta de leitos nas regiões citadas anteriormente.

Na madrugada deste sábado, 30, chegou ao Aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca, mais uma remessa de 180 cilindros com 10 metros cúbicos (m³) de oxigênio medicinal comprimido em cada unidade. O carregamento faz parte de uma encomenda de 500 cilindros feita pelo Governo do Pará para abastecer as unidades de saúde de todo Oeste do Estado. Esse foi o segundo abastecimento de oxigênio na região nos últimos cinco dias. Ao longo desta semana, serão enviados mais 140 cilindros.

O Estado deslocou 57 pacientes, exclusivamente pela Sespa, de municípios do Pará, tanto por via aérea, quanto fluvial, para os hospitais regionais de Santarém, de Itaituba, e Juriti, entre os dias 18 e 25 deste mês. Para essas transferências, de acordo com as possibilidades climáticas da região, o governo estadual tem disponibilizado e assegurado o serviço de transporte aeromédico com seis aeronaves, sendo dois aviões e quatro helicópteros, todos para atender toda a demanda de municípios da região Oeste por leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).