Pesquisa Aponta: Condenação Judicial Potencializaria Candidatura de Trump para 2024

Levantamento da Harvard/Harris Poll sugere que uma condenação de Trump por manuseio indevido de documentos sigilosos aumentaria seu apoio eleitoral contra Biden

Uma recente pesquisa realizada pela Harvard em colaboração com a Harris Poll oferece um vislumbre intrigante do panorama político americano, especialmente sobre a figura de Donald Trump e seu futuro político.

Segundo o estudo, realizado nos dias 20 e 21 de março com 2.111 eleitores registrados, uma possível condenação de Trump em relação ao manuseio de documentos presidenciais classificados não somente falharia em diminuir seu apoio, mas efetivamente aumentaria suas chances na corrida presidencial de 2024.

Os dados revelam que, caso Trump fosse condenado por um júri por tais acusações, 54% dos entrevistados manifestaram preferência por ele em uma disputa presidencial, representando um aumento de 8 pontos percentuais em relação a Joe Biden, que ficaria com 46%.

Em cenários hipotéticos de eleição geral, Trump mantém a liderança sobre Biden, com uma margem que oscila entre 2 e 5 pontos percentuais, dependendo dos candidatos incluídos na disputa.

Este fenômeno indica uma percepção de que as ações legais contra Trump são vistas por parte do eleitorado como motivadas por interesses políticos, ao invés de um genuíno cumprimento da justiça.

Esta situação reflete um profundo sentimento anti-sistema e uma descrença generalizada no judiciário, posicionando Trump como um símbolo de oposição a um establishment percebido como hostil.

A pesquisa sugere que, longe de prejudicar sua imagem, uma condenação poderia reforçar a posição de Trump como um desafiador do status quo, galvanizando ainda mais seu apoio entre os eleitores que veem sua potencial condenação não como uma questão de justiça, mas como uma batalha política.