Pesquisas avaliam a melhor posição para dormir

Saiba qual é a melhor

Qual é a melhor posição para dormir? Pesquisas recentes tentam encontrar essa resposta, segundo reportagem da BBC News. Quando se fala no assunto, há quem diga essa escolha é individual.

Para quem acha que dormir de costas para baixo facilita uma noite de roncos, e, consequentemente, prejudica a qualidade do sono de quem ronca e de quem durma próximo, está certo. 

Essa posição favorece a “apneia do sono obstrutiva grave”, que ocorre quando a respiração é interrompida enquanto a pessoa dorme. Isso prejudica a qualidade do sono, a saúde e ocasiona roncos. 

Ao dormir de lado, evita-se que a língua e a úvula (a “campainha” da garganta) obstruam a respiração, amenizando ou eliminando-se os roncos.

Dormir de costas também está associado a dores nas costas. Apesar disso, para uma parte das pessoas, dormir dessa forma em colchões mais firmes serve exatamente para evitar tais dores.

Como e em que lado se dorme também importa, segundo os estudos. A posição das pernas e a retidão da coluna, por exemplo, influem diretamente na qualidade do sono. Muitas pessoas se surpreendem ao “flagrar” a coluna retorcida ao acordar.

Dormir sobre o lado esquerdo, por sua vez, seria mais aconselhável para prevenir o refluxo, pois o suco gástrico não “invade” o esôfago a partir do estômago, em virtude da disposição anatômica dos órgãos.

Por fim, dormir de bruços — posição preferida pela minoria das pessoas — pode ocasionar não apenas desconforto na lombar, a depender do travesseiro, mas também dores no maxilar. A pressão e a tensão exercidas sobre a pele do rosto podem favorecer as indesejáveis rugas.

Uma “investigação” individual

A conclusão de diferentes estudos é que o mais interessante para cada pessoa é prestar atenção no próprio corpo para encontrar a posição ideal.

A pesquisa destaca que observar a maneira como o indivíduo pega no sono e como se sente ao acordar ajuda a perceber a posição ideal para dormir.