Volkswagen anuncia investimento de R$ 2 bilhões no Brasil para fazer caminhões elétricos e autônomos

Quantia também será aplicada na adequação da gama para a próxima fase do Proconve

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou um novo ciclo de investimentos para o Brasil. A empresa irá aplicar R$ 2 bilhões entre 2021 e 2025 para atualização de produtos, eletrificação e adequação da gama para a próxima regulamentação de emissões no país.

A notícia foi dada por Antonio Carlos Cortes, presidente da empresa, em coletiva virtual com a imprensa. Segundo Cortes, “boa parte” do dinheiro será aplicado para atualizar os caminhões e ônibus para atender ao P8, nova fase do Proconve que começa a vigorar em 2022 para veículos pesados. A nova legislação vai exigir uma redução ainda maior na emissão de poluentes e material particulado.

Cortes também destacou que a VWCO investirá mais na digitalização de seus produtos (incluindo o serviço de controle de frota pela plataforma RIO) e no desenvolvimento de ônibus e caminhões autônomos, para aplicação rodoviária e em uso interno, como em fazendas e usinas.

A eletrificação dos produtos também será ampliada. Atualmente a Volkswagen já fabrica o e-Delivery, caminhão urbano movido somente por eletricidade. O modelo já tem 100 unidades vendidas para a Ambev. A indústria de bebidas também firmou um pedido de intenção para a compra de outros 1,5 mil caminhões elétricos.

Atualmente a VWCO vem recuperando os números de produção e vendas e está contratando 550 funcionários para ampliar a capacidade da fábrica de Resende (RJ). Cortes não deu detalhe sobre novos produtos, mas é possível que ocorram atualizações pontuais no Constellation ao longo do período coberto pelo investimento.

Fonte: Auto Esporte