Atos de 8 de janeiro: Supremo condena idosa a 14 anos de prisão

Iraci Nagoshi tem 71 anos de idade

No último dia 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a professora aposentada Iraci Nagoshi, de 71 anos, a 14 anos de prisão por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa.

Antes da sentença, a defesa de Iraci chegou a celebrar uma autorização que a Corte havia dado para que ela pudesse remover a tornozeleira a fim de ser submetida a uma cirurgia após ter quebrado o fêmur esquerdo quatro dias antes. As informações são da coluna No Ponto, da revista Oeste.

Jaysson França, advogado da ex-professora, ficou surpreso com o veredito do STF. A idosa também terá que pagar cem dias-multa, cada dia-multa no valor de um terço do salário mínimo.

Ela conseguiu passar por uma cirurgia, que foi bem-sucedida. A tornozeleira teve que ser colocado novamente em Iraci, segundo informou, Newton Nagoshi, um dos filhos dela. Desde 2019, a professora aposentada luta contra um câncer.

Inicialmente, a família decidiu que não revelaria a sentença para a idosa para que a notícia não atrapalhasse o procedimento. No último domingo (17), porém, ela soube da decisão do STF. De acordo com o filho, a idosa já esperava o resultado.

Iraci participou dos atos de 8 de janeiro. O advogado explicou que ela não cometeu vandalismo e só entrou no Palácio do Planalto para se proteger das bombas de efeito moral que a polícia jogou.