Bolsonaro aciona Moraes e quer seu passaporte de volta para ir a lugar onde Lula é “persona non grata”

Petição foi apresentada ao ministro Alexandre de Moraes

Advogados de Jair Bolsonaro (PL) apresentaram um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a fim de que o magistrado libere o passaporte do ex-presidente. O documento está retido desde fevereiro.

Na petição enviada a Moraes, a defesa citou que Bolsonaro recebeu um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que visite o país do Oriente Médio entre os dias 12 e 18 de maio.

Foi solicitada a devolução “ainda que temporária” do passaporte. Os advogados destacaram que Bolsonaro ficará à disposição para atender a qualquer convocação ou diligência judicial.

“A defesa do Presidente Bolsonaro peticionou na última segunda-feira, 25/3, junto à Suprema Corte, requerendo a devolução do passaporte do Presidente, ainda que por prazo determinado, tendo em vista convite para visitar Israel no próximo mês. Como é de domínio público, faz parte da atividade política o relacionamento internacional bem como ampliar o diálogo com lideranças globais”, disse Fábio Wajngarten, advogado de Jair Bolsonaro.

No documento, a defesa mostra a grandeza de Bolsonaro no cenário internacional e a necessidade de visitar Israel nesse momento difícil já que a imagem do Brasil está manchada graças ao petista Lula, considerado “persona non grata” pelo país judeu.