‘Engajamento motivado por ódio’, diz Barroso após críticas de Musk

Ministro comentou embate envolvendo o empresário e o ministro da Suprema Corte

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, neste domingo (14), o que chamou de “modelo de negócio” que se vale do engajamento motivado “por ódio, desinformação deliberada e teorias conspiratórias”.

O ministro deu a declaração ao ser questionado sobre o embate entre o empresário Elon Musk, dono da rede social X, e o ministro Alexandre de Moraes.

“Esses ataques muitas vezes se escondem na liberdade de expressão, quando na verdade estamos falando de um modelo de negócio que vive do engajamento mais motivado por ódio, mentiras, ataques às instituições do que pelo uso racional e moderado”, disse Barroso, em agenda pública em Belo Horizonte (MG).

Nos últimos dias, Musk fez uma série de críticas ao Judiciário do Brasil, mas especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, a quem o bilionário chamou até de “ditador”. Segundo Barroso, porém, a discussão entre o empresário e o ministro é um assunto “encerrado”.

“Esse assunto envolvendo o empresário de uma plataforma digital e a Justiça brasileira eu considero encerrado. O Brasil tem Constituição, leis e ordens judiciais”, completou o presidente do Supremo.